História do Krav Magá

Imi Lichtenfeld o Pai do Krav Magá

Imrich Sde-or ( Imi Lichtenfeld)
O Pai do Krav Magá!

Para entender melhor quem era Imi Lichtenfeld. É interessante primeiramente saber quem foi seu pai.

Samuel Lichtenfeld. Apelidado de Robinson, por ter vivido durante um período sozinho em uma ilha localizada no Danúbio foi apelidado de Robinson, baseado no personagem (Robinson Crusoé). Aos 13 anos Samuel entra para o Circo e adquire uma extensa preparação em: treinamento físico, levantamento de peso e sistemas de combate corpo a corpo, incluindo treinamento de boxe, artes marciais e outros tipos de luta (que ele pratica por cerca de 20 anos), já cansado do Circo, Samuel mudou-se para Bratislava, onde em 1906 abriu a seu Centro de Treinamento de Jiu-Jitsu, Musculação e Luta Livre chamado de “Hercules”. Samuel se juntou a polícia local, onde se tornou instrutor de Defesa Pessoal e Imobilizações da Policia Local.

Ele foi investigador chefe no departamento de Policia Local (detetive-chefe), Samuel tornou-se famoso e foi condecorado por conseguir efetuar o maior número de prisões, entre estes presos estavam os criminosos mais perigosos e violentos daquela época. Samuel Lichtenfeld morreu em 1944 nas câmaras de gás do campo de concentração de Auschwitz.
Auschwitz Campo de Concentração e Extermínio da Alemanha Nazista (1940 – 1945)

Imi nasceu em 26 de maio de 1910, em Budapeste, que era na época o centro do Império Austro-Húngaro. Ele cresceu e se criou na cidade de Bratislava a capital da Eslováquia. Onde ele exerceu várias atividades físicas, principalmente a pratica do Westling, Boxe, Ginástica e aulas de Defesa Pessoal, ensinadas por seu pai Samuel. Em 1928, Imi ganhou o Campeonato Eslovaco de Wrestling Juvenil, em 1929 o Campeonato Adulto (na Divisão de Peso Leve e Médio). No mesmo ano, ele ganhou o Campeonato Nacional de Boxe e um Campeonato Internacional de Ginástica. Durante a década seguinte, as atividades atléticas de Imi se concentraram principalmente no Wrestling, tanto como competidor e como instrutor.

Em 1935, ele visita a Palestina com a equipe de combate judaica para participar dos Jogos Macabeus, mas quebra uma costela que o impediu de participar dos jogos.

No Período de 1936 – 1970 Imi dedicou-se principalmente as lutas. Ele ganhou dezenas de medalhas e é considerado um dos mais fortes lutadores da Europa. Enquanto isso, os grupos fascistas e anti-semitismo aumentavam e ganhavam mais espaço e transformavam a vida do país. Por este motivo Imi por sua vez organiza um grupo de jovens atletas, a maioria deles praticantes de Boxe, Wrestling e Halterofilismo.

O objetivo era proteger a comunidade judaica local, combatendo e prevenindo os distúrbios anti-semitas. Nos anos seguintes, Imi foi forçado por varias vezes a lutar nas ruas pela sua sobrevivência. Foi por causa destas lutas que Imi foi capaz de entender as diferenças entre Luta de Rua e Luta de Desporto. Conhecendo o princípio fundamental para poder usar movimentos naturais e ataque e defesa simultâneos.

Em 1940, aos 30 anos, Imi torna um grande problema para as autoridades locais, neste momento Imi decide deixar sua família, sua casa e seus amigos, em busca de refúgio em Israel (chamada na época de Palestina) então Ele pode embarcar no no Pentcho (uma simples balsa adaptada para transportar pessoas), ultima embarcação que foi usado para transportar os refugiados da Europa Central para a Palestina (Toda a história da Balsa “Pentcho” está perfeitamente descrito no livro “Odisséia” por John Birman).

Na longa viagem Imi novamente demonstra sua coragem, mergulhar no mar para salvar aqueles que haviam caído da embarcação, ou para recuperar alguma mala de comida, colocando em perigo a sua própria vida.

Estes eventos geraram uma séria inflamação no ouvido que quase o levou a morte. E após uma explosão no tanque de pressão da embarcação, que aconteceu ao lado das Ilhas Gregas, Imi e quatro amigos pegaram um barco remos e partiu para obter ajuda na ilha de Creta. Depois de quatro dias e noites de grande esforço, chegou à terra firme e então foi capturado exercito inglês e levado para a Alexandria em grave estado de saúde, Imi se submeteu a várias cirurgias. A Marinha Britânica descobriu o “ Pentcho” e o rebocou de volta para o ponto de partida. Depois de Recuperado, Imi se juntou-se ao exército checo que lutava ao lado do exército britânico e foi assim que Imi lutou suas primeiras batalhas no Oriente Médio, em combatendo na Líbia, Síria, Líbano e Egito.

Em 1942, deu baixa no exército recebendo permissão para entrar em Israel, onde começaria uma nova fase em sua vida. Por recomendação de ex-camaradas de seu grupo de Auto-Defesa é recrutado para o Palmach. (O Palmach foi estabelecido pelo Hagana em 1941, com o objetivo de defender a Terra de Israel de qualquer ataque vindo das Forças do Eixo). De 1942-1948. Imi atuou como instrutor Kapap, ensinando combate com faca, Jiu- Jitsu e Boxe de acordo com o currículo Palmach.


O estado de Israel foi fundado em 1948, mesmo período que foi feita a integração do Palmach para a criação da IDF (Forças de Defesa de Israel), É formada uma comissão de instrutores de Combate Corpo a Corpo na escola da IDF. Imi se torna um dos onze instrutores responsáveis para formação, treinamento físico e combate Corpo a Corpo da IDF.


Em 1954, o termo Kapap e Krav Magá ainda era usado de forma Intercambiável em documentos oficiais. Em 1964, Imi se aposenta da IDF (Forças de Defesa de Israel). Imi adapta o Krav Maga para necessidades civis (homens, mulheres e crianças) e abre dois centros de Krav-Magá um na cidade de Netanya e outro em Tel Aviv. Adotando o sistema de Faixas no Krav Magá, assim como o utilizado no Judô. Mesmo aposentado, Imi continua a treinar instrutores do IDF e de outras forças de segurança.

Em 1978, com o objetivo de resguardar valores do Krav Magá, dentro e fora de Israel. É fundada a Federação de Krav-Maga e Self Defense, onde Imi é o presidente. Em 1979 o nome da Federação foi mudado para IKMA Israeli Krav-Maga Association (Israeli Krav-Maga Association). Infelizmente para a tristeza de vários praticantes e admiradores do Krav Magá. O Grão-Mestre Imi Lichtenfeld morre em 09 de janeiro de 1998. Com a idade de 87 anos.

Imi se despede de todos, sabendo que deixou um importante legado a humanidade, um dos principais sistema de Autodefesa.