História da FBKMK
Federação Brasileira de Krav Magá e Kapap

No final de 2011, bastante embasado com informações internacionais sobre toda a história do Krav Magá e Kapap, em Israel, no mundo e no Brasil, com diversos contatos com mestres israelenses, e principalmente vendo que os sistemas de defesa pessoal Israelense estavam evoluindo, Mestre Veruilson Nogueira visualizou que estava chegando a hora de montar uma Federação de Krav Magá e Kapap para desenvolver um trabalho de maneira transparente, ético, sério e respaldado nas leis brasileiras, principalmente jurídica, onde estaria ligado diretamente aos melhores mestres de Kapap e Krav Magá de Israel, bem como estudar artes marciais e sistemas de defesa pessoal para agregar valores ao Kapap e Krav Magá.

Em 2012 nasce a FBKMK – Federação Brasileira de Krav Magá e Kapap – fundada pelo Mestre Veruílson Nogueira e professor Franck Mascarenhas. Nesse mesmo ano o professor Franck Mascarenhas cria a ABKMK – Associação Brasileira de Krav Magá e Kapap – registrando-a no 1º Cartório de Ofício de Pessoas Jurídicas, na cidade de Salvador e logo em seguida trabalhando para a retirada do CNPJ. A FBKMK foi devidamente registrado em cartório e logo depois retirado o seu CNPJ para poder trabalhar totalmente amparada pelas leis brasileiras.

Em julho de 2012 ocorre o primeiro evento oficial da FBKMK, o curso de nivelamento de instrutores e professores de Krav Magá, na cidade de Goiânia, durante 08 dias. Neste mesmo ano, em outubro de 2012, Mestre Veruilson Nogueira vai pela terceira vez até Argentina para poder participar de um curso de formação de instrutor de Kapap ministrado pelo Mestre Moshe Galisko. Ao retornar ao Brasil fora elaborado que em 2013 a FBKMK estaria trazendo o Mestre Moshe Galisko para ministrar um curso de formação de instrutores de Kapap.

Em agosto de 2013 o que fora sonhado, agora estava sendo se realizado, a FBKMK estava organizando o seu segundo evento oficial, que seria o primeiro curso internacional de formação de instrutores de Kapap para os professores e instrutores de Krav Magá, ministrado pelo próprio Mestre Moshe Galisko, considerado no cenário internacional como um dos melhores mestres deste sistema altamente eficiente de defesa israelense, o Kapap, vale salientar que o Moshe Galisko é filho de um dos criadores do Kapap. No término deste evento, o Mestre Moshe Galisko denominou o Mestre Veruilson Nogueira como o único representante oficial da IKA – International Kapap Association, nascendo a IKA Brasil que é ligada diretamente à FBKMK.

Em novembro de 2013. Mestre Veruilson Nogueira viaja para Israel, local que realiza algumas parcerias para a FBKMK.
Atualmente a FBKMK é a representante oficial das atividades da IKA, cuja a sede é em Israel, sendo considerada uma das mais respeitáveis escola de Kapap do mundo, tendo o Mestre Moshe Galisko a frente da mesma. No mês de abril de 2014, A FBKMK envia 06 instrutores para participarem do 2º seminário de artes marciais israelense. No qual se encontrava presente vários instrutores de Kapap, Krav Magá e outros sistemas de combate israelense. A FBKMK.

Todo ano a FBKMK envia mais professores e instrutores para realizar cursos e treinamentos de Krav Magá e Kapap em Israel, em instituições reconhecidas pelo estado de Israel, como o Instituto Wingate. Parcerias internacionais, na Europa e EUA estão sendo também estudadas, bem como a troca de conhecimentos e cursos de defesa pessoal com renomados mestres, de Krav Magá e Kapap, além de outras artes marciais e sistemas de defesa pessoal para agregar valores.