O que é Krav Magá

O Combate de Contato ou Krav Magá é um sistema de Defesa Pessoal de origem Israelense e consiste num método de combate corporal (Ful Contact) muito assertivo e eficaz. Trata-se de uma forma de luta e defesa pessoal que tem como objetivo principal a salvaguarda de interesses e a defesa da honra de todos os seus praticantes.

É, atualmente, um dos métodos de Autodefesa mais eficientes do mundo e dirige-se a todas as pessoas que querem aprender a defender-se de ataques individuais ou em grupo (com ou sem armas de ataque). A sua prática envolve técnicas próprias de luta e a realização de socos, torções, pontapés e golpes certeiros em locais específicos do corpo do adversário. Por outro lado, os praticantes trabalham a sua autoconfiança e tornam-se pessoas mais ágeis e flexíveis.

Atualmente, em torno do mundo, inúmeras Forças Militares de Segurança Pública e Privada treinam o Krav Magá. Devido a facilidade de movimentos e a rapidez de aprendizagem. Mas principalmente porque é um sistema de defesa pessoal que dá resposta às necessidades dos Grupos Operacionais. Alguns exemplos de agências de segurança que praticam o Krav Magá são: CIA, FBI, SWAT (Estados Unidos da América); GIGN (França); GOE, PJE (Portugal) e todas as Forças Israelenses.

A Filosofia do Krav Magá destaca a neutralização de ameaças, manobras de defesa e ataques simultâneos e agressão e não possui uma federação esportiva oficial. O Krav Maga é uma técnica extremamente prática e eficaz para uma situação de violência em todo tipo de ambiente cujas principais características são:

• Prático: uso de manobras simples e naturais;

• Efetivo: visa a rápida neutralização do adversário;

• Seguro: prevendo riscos de ferimento para o profissional;

• Simples: isento de elementos cerimoniais ou espirituais;

• Baixo investimento: alto nível de desempenho técnico em um curto espaço de tempo;

• Para todos: não exige extremas condições de preparo físico.

Estas características são fundamentais na escolha da disciplina implantada como padrão no sistema tático operacional da organização.

Seus princípios básicos e manobras seguem os seguintes critérios:

O mais rápido; o mais forte; o mais curto; o mais natural.

São executados exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Almofadas protetoras e outros equipamentos de proteção pessoal podem ser utilizados durante o treinamento inicial. Cenários são utilizados para treinar pessoas para situações típicas encontradas no patrulhamento por ruas ou em situações de combate. Estes cenários ensinam os estudantes a ignorar distrações. Outros métodos de treinamento para aumentar o realismo incluem o uso de vendas ou exercitar os alunos até a quase exaustão antes de lidar com ataques simulados, além de treinamentos em ambientes externos, em locais variados, em situações incapacitantes ou restritivas.

O treinamento também cobre o reconhecimento da situação para que o aluno desenvolva uma compreensão de seus arredores, e de circunstâncias antes da ocorrência de um ataque. Ele também pode tratar de modos para se lidar com situações possivelmente violentas, e métodos verbais e físicos para evitar a violência sempre que possível.

O treinamento básico:

A concepção do krav magá revela um caminho que permite qualquer um exercer o direito à vida, mesmo no cenário violento que nos rodeia. É a única luta não reconhecida mundialmente como arte marcial. Não há regras ou competições, pois sua técnica visa à legítima defesa em situações de perigo real. Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, mostra ao cidadão comum como se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo. Com origem militar, sua aplicação nas forças de segurança já foi adotada por corporações do mundo inteiro por sua eficiência em combate. 

Os princípios utilizados na luta são:

• Ser o mais rápido;

• Manter o peso na área de contato com o alvo;

• Atingir os pontos críticos do corpo;

• Evitar ser atingido;

• Usar objetos ou ferramentas que estão por perto;

• Alternar defesa para ataque rapidamente;

• Usar os reflexos naturais do corpo;

• Neutralizar o alvo;

• Ser objetivo (exemplo: se queremos fugir, fugimos; se queremos bater, batemos).